20 de outubro de 2014

O Brasil, a Seca e a Escassez de Água.


Aquecimento global. Mudanças climáticas. Super população. Escassez de água.

Sempre brinquei com as pessoas: - "Cuide bem da água. Ela está em extinção!"; referindo-me à água doce, não escassa em muitos lugares, mas em outros sim! E sempre procurei economizar em banhos rápidos de cinco a dez minutos, enquanto muitos respondiam na sua prepotência: - "Fico uma hora no banho sim, eu pago por isso!" Em outros momentos, me vi obrigado a observar impotente, a água se esvaindo enquanto pessoas "varriam" suas calçadas com a mangueira, sem ao menos portar uma vassoura! E enquanto elas ficavam cinco minutos tentando tirar uma bituca de cigarro do vão da calçada, empurrando-a para a guia com o esguicho d'água, daonde ela prosseguia para os bueiros causando prováveis entupimentos e futuros alagamentos, a água era desperdiçada! Obviamente que isso ainda acontece!

Até a minha adolescência, no bairro onde eu morava na grande São Paulo, havia dois grandes lagos e algumas nascentes que chamávamos de "minas d'água"! No lugar desses mananciais e desses lagos, hoje existe um pólo industrial para a "bênção" e prosperidade da cidade. Na divisa do bairro, existia outro grande lago, que secaram e transformaram em loteamento. Na cidade vizinha, passava um rio largo, comprido e limpo, que em certo ponto, quase se encostava à linha do trem! Hoje ele se encontra soterrado e o que sobrou daquele rio, foi um fino córrego, sombra de um passado majestoso!

Isso sempre me preocupou, afinal, enquanto alguns alertam para a escassez da água, outros continuam secando os poucos rios e lagos que restam à bem do progresso! E outros grandes lagos e rios da região foram soterrados para que a população tomasse os seus lugares, tratando-os como inúteis, como se não dependesse deles para a sua sobrevivência!

A água sempre foi um bem precioso que muitos de nós - em certas regiões do Brasil ou do mundo - enxergou como uma "fonte inesgotável", por mais que fôssemos alertados por cientistas ou campanhas governamentais! Não por falta de conscientização, mas continuamos a consumi-la sem moderação, a secar rios e lagos, e a esbanjar desse recurso natural como se nunca fosse acabar. E ainda não acabou!

Só para citar um exemplo fora do Brasil, nos Estados Unidos, o poderoso rio Colorado, que esculpiu o mais longo sistema de desfiladeiros do mundo, o Grand Canyon, já não é tão poderoso. À medida que a população aumenta, um dos primeiros recursos a escassear-se é a água potável. O Colorado, hoje represado, já não chega ao mar na maioria dos anos, e este é um sinal muito claro de que a saúde do rio se encontra em muito mau estado. E ainda citando os Estados Unidos, a metrópole de Detroit nesse momento, está passando pelo mesmo problema que a cidade de São Paulo. Numa ação desesperada de economia, a cidade vem desde junho cortando a água de quem não pagou a conta. Até o momento, mais de 27 mil famílias já tiveram o corte de água (é claro que só não podem pagar as contas, as classes menos privilegiadas, o que fere os Direitos Humanos)! O estado da Califórnia também está passando por uma seca que proíbe inclusive que gramados sejam regados! A famosa Las Vegas está inclusa!
   
Desde muito tempo que ouvimos falar sobre o aquecimento global e seus efeitos, sobre o derretimento das geleiras, sobre os riscos da falta d'água, etc, mas talvez não nos atentamos que parte da "culpa" dessa seca enfrentada pelo Brasil não é apenas das mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa, mas também do desmatamento sofrido na Amazônia, por exemplo (que aliás, colabora com o efeito estufa)! Pois é, e quem diria que boa parte das chuvas que alimenta o Brasil, vem dessa floresta?!

A floresta amazônica tem a maior extensão de árvores tropicais do planeta e é responsável por 44% das chuvas no Brasil. Uma verdadeira “fábrica de chuva”! Todos os dias, essas árvores liberam até 20.000 bilhões de litros de água em forma de vapor, que formam um grande "rio flutuante" no céu! Este vapor de água flui por todo o país, se estendendo desde a Amazônia, no norte, até as florestas tropicais do Atlântico, no sul, provocando chuvas que alimentam desde as terras secas do nordeste com apenas alguns dias de chuva, até o pantanal, com inundações que garantirão a vida no local, por um ano inteiro. São essas chuvas provocadas pela floresta amazônica que também alimentam todos os rios do país e as quedas d'água que formam as Cataratas do Iguaçu.

Até as Cataratas do Iguaçu, no Sul do país, são alimentadas pela chuva 
que a Amazônia produz! (Foto: Jefferson Leite)


Dada essa informação, é possível agora imaginar que Amazônia é ainda mais importante do que pensávamos? Mas e de que valeram os alertas? A Amazônia continua sendo desmatada ao ritmo de uma Suíça por ano!

Só para citar mais um exemplo da importância das florestas, onde moro atualmente, no interior do Paraná, há quem testemunhe que antigamente, chovia 15 dias sem parar! Hoje, a região sofre com pouca chuva, e as plantações e pastos que substituíram as florestas aqui existentes, sofrem com esse "mal necessário" que foi extingui-las para tomar o seu lugar! No sul do país, do Paraná até o Rio Grande do Sul, existiam grandes florestas de araucárias e mata atlântica. Hoje, só existe  2% da Floresta de Araucárias (Mata de Pinhais)! Pastos e mais pastos é o que se vê na região! Pinheiros araucárias?! É mais comum encontrar algumas faixas de eucaliptos para corte; aliás, grandes sugadores de água, nativos da Austrália!

No Sul do país, restam apenas 2% das Matas de Pinhais. Sem florestas, não há
 criação de vapor. E sem vapor, não há chuva! (Foto: Pedro Serapio)


Embora a mídia esteja se focando no problema da seca em São Paulo, o país inteiro vem sofrendo com a seca atualmente. De norte a sul! A seca que está atingindo os reservatórios da região metropolitana de São Paulo tem ganhado grande repercussão na mídia, mas o problema está muito além! A seca está atingindo todo o Brasil, trazendo não apenas o risco da falta de água potável para a população, mas prejudicando lavouras em todo o país, como a de soja no Paraná ou a de café em Minas Gerais; trazendo prejuízos de R$ 18,5 bilhões para o Nordeste; fazendo com que 90% das cidades decretem situação de emergência no Piauí, e mais de uma centena em Minas Gerais ou na Bahia; entre outros problemas! Segundo o hidrologista Benedito Braga: "Em meio a essa crise no Sudeste, ninguém fala do Nordeste, que vive uma seca há três anos". Veja os números que estamos vivenciando em 2014 no que se refere à seca no Brasil:

  • Seca em São Paulo e Grande SP: a pior em 45 anos;
  • Seca no interior de SP: a pior em 70 anos;
  • Seca no Rio Paraíba do sul (RJ, SP, MG): a pior em 30 anos;
  • Seca no Rio São Francisco (MG, BA): a pior em 100 anos;
  • Seca na Bahia: a pior em 30 anos;
  • Seca no Nordeste: a pior em 50 anos.


Citando o problema de São Paulo como exemplo, a Sabesp, distribuidora de água no estado,  investiu R$ 9,3 bilhões entre 1995 e 2013, aumentando a produção no abastecimento de água na Grande São Paulo de 57,6 para 73,2 metros cúbicos por segundo, suficientes para abastecer Salvador e Fortaleza. Também investiu no Sistema São Lourenço e na redução de perdas de água que caíram de 33% em 1998 para 24% em 2014. Mas ainda assim podemos dizer que o problema de falta d'água em São Paulo é por incompetência do governo? Sim, até podemos! Certamente que os investimentos - deficientes em todas as áreas do Brasil - não foram suficientes, mas a verdade é que tanto o governo quanto a população tem a sua parcela de culpa, porque ambos a tiveram em abundância, e na sua acomodação e ceticismo em relação aos alertas, não acreditaram que essa fonte pudesse se esgotar! Não deram a devida importância para esse recurso natural; não imaginaram que o aquecimento global nos afetaria a tão curto prazo, causando secas inimagináveis (lembrando que a região metropolitana de São Paulo conta com seis Sistemas de Abastecimento. Os Reservatórios comprometidos pela seca são justamente os maiores: o da Cantareira e o do Alto Tietê, responsáveis pelo abastecimento de alguns milhares de pessoas)!

  Sistema Cantareira em São Paulo. Com a seca afetando todo o Brasil, este é o 
maior e mais prejudicado reservatório do estado. (Foto: Reprodução)


Talvez com o seu erro, o governo aprenda, pelo bem de seus próprios interesses políticos (e esperemos que aprenda)! Mas e a população? Aprenderá alguma coisa? Ou assim que as coisas normalizarem, continuarão a esbanjar como se nada tivesse acontecido ou como se nunca mais pudesse acontecer? Afinal, em meio a essa crise, com certeza tem aqueles que continuam enchendo suas luxuosas piscinas, ou suas piscininhas de borracha "para refrescar as crianças", tomando um, dois ou três banhos diários de uma hora, e praticando outros desperdícios como se nada estivesse acontecendo! 

E se a água acabar até o fim do ano, culpar o governo será fácil, afinal, o ser humano tem mesmo dificuldades em admitir a sua culpa, mas e se o governo - ou as chuvas - resolver o problema e em breve, criar por exemplo, outra represa? E quantas represas mais, o governo terá de criar ou ampliar? Temos suprido as necessidades humanas de uma forma muito simples: sempre que precisamos de mais água, vamos buscá-la. Desviamos outro rio, construímos outra barragem, procuramos mais água subterrânea, e tiramos mais do mundo natural. Por volta de 1950, tínhamos 5 mil grandes barragens no mundo. Hoje temos aproximadamente 50 mil. E no ritmo que a população brasileira está crescendo - de aproximadamente 3 milhões de pessoas por ano -, será que todas essas estratégias para a criação ou ampliação de mais represas será suficiente daqui algumas décadas? Daonde o governo irá captar tanta água para encher mais e mais reservatórios sem depender das chuvas, sem prejudicar ou esgotar a natureza?!

 A população brasileira aumenta num ritmo de 3 milhões de pessoas ao ano. Só 
na cidade de São Paulo, concentra-se a quarta colocação no que se refere ao 
ranking de maiores aglomerações do planeta, com pessoas vindas de todas 
as regiões do Brasil.
     

O Brasil é sim o país com maior quantidade de água do mundo, no entanto, é a Amazônia que concentra 80% do potencial hídrico do Brasil! Será que um dia o povo irá se conscientizar de que não importa a quantidade, cedo ou tarde tal recurso poderá se esgotar? Mesmo o Aquífero Guarani, o maior do mundo, com água potável sob o solo para sustentar a população por 50 anos, é esgotável! E o que será após o final desses 50 anos? E com a destruição da tal "fábrica de chuva" que conhecemos por floresta? Será possível num futuro próximo, sustentar mesmo aqueles locais que hoje não sofrem com a falta d'água? A dessalinização do mar já é utilizada por vários países, mas esse é um recurso de tratamento caro e distante da maior parte da terra firme! E seria a existência desse método, um motivo para não nos preocuparmos com as fontes de água doce?!

Já é bem sabido que o planeta está registrando temperaturas cada vez mais elevadas! Setembro foi o mês mais quente desde o início das medições feitas pela NASA, há 130 anos. A previsão da ONU é de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água, o que vai prejudicar inclusive a agricultura, já que 70% de toda a água que retiramos de rios, lagos e aquíferos vai para a irrigação das colheitas.

 A Amazônia concentra 80% do potencial hídrico do Brasil e é responsável por 
                                                     44% das chuvas que alimentam o Brasil de Norte a Sul, contudo, continua 
                                                        sendo desmatada ao ritmo de uma Suíça por ano! (Foto: Reprodução)


Mas no momento, o que dizem alguns cientistas, é que "não há necessariamente falta de água no mundo, mas sim, falta de sensatez na forma como a usamos". Programas ambientais da ONU demonstram que as guerras do futuro serão originadas por questões ambientais. E a escassez de água será um dos principais motivos que levarão à guerra e ao conflito internacional. Então, o que podemos fazer nesse momento é ECONOMIZAR mesmo em tempos de abundância! Sempre nos lembrando do amanhã, e de que o mundo está passando por situações climáticas imprevisíveis que podem prejudicar a nós mesmos ou à nossa descendência! 

O planeta depende dela, a natureza depende dela e nós também dependemos! Usemos a água, mas com moderação!

Usando com responsabilidade, não irá faltar! (Foto: Reprodução)

6 comentários:

  1. Texto excelente.
    Deve ser divulgado a exaustão.
    A população, de modo geral, não tem conhecimento.
    Vive o dia a dia causando um impacto enorme ao meio ambiente e achando que é assim que as coisas são, e pronto.
    A ignorância dos fatos da vida e do planeta é uma praga terrível.
    A humanidade sempre esteve a merce de sua própria estupidez, mas nunca como agora.
    Enfim... seu texto é um exemplo daquilo que deve ser conhecido.
    Divulgue sempre.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josie Mattos, que bom que gostou! Outros artigos conscientização e importância ecológica estão disponíveis no blog; não deixe de compartilhar com os amigos! Conheça também a página no Face com curiosidades diárias! No canto esquerdo superior do blog, tem o link! Abraço!

      Excluir
  2. Gostei do seu artigo, Jefferson, tanto pelo conteúdo, com o qual compactuo, como pela abrangência. Era o roteiro que eu procurava já que também escrevo por aí e ando pensando como falar sobre a questão da água hoje. Te convido a dar uma olhada nos meus textos, que publico pelo site www.greenme.com.br e que reúno todos aqui - https://plus.google.com/u/0/collection/Yi6hZ
    Também gostaria de saber se vc me autoriza usar esse seu artigo como roteiro para os meus.

    grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, obrigado pelo elogio! Outros artigos de conscientização e importância ecológica estão disponíveis no blog; não deixe de compartilhar com os amigos! Conheça também a página no Face com curiosidades diárias! No canto esquerdo superior do blog, tem o link! Quanto aos seus textos, vou dar uma lida. O site Greenme é bem interessante, não conhecia! Pode usar o artigo sim, mas não deixe de creditar o meu blog, assim, você estará colaborando para que mais pessoas o conheça! Como você pode ver aqui, a intenção é disseminar conhecimento! Abraço!

      Excluir
  3. achei nascente e preciso saber conserva-la assim como catalogar flora e fauna no mesmo local, RJ, conhece alguém que trabalhe com esse oficio ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almeida. Infelizmente não conheço ninguém que possa te ajudar nesse trabalho tão importante! Aproveite para conhecer também a página do blog no Face, com curiosidades diárias! No canto esquerdo superior do blog, tem o link! Boa sorte e sucesso!

      Excluir