10 de junho de 2014

O Papel do Vírus na natureza! Odiado, mas necessário! 


Na natureza, existem a presa e o predador! O ecossistema é frágil, e sem o predador, o número de presas aumenta e põe em risco a natureza!

Na natureza, o homem é a presa! Seu predador, seres invisíveis a olho nu! Vírus e bactérias sempre estiveram aqui para manter sob controle, a população humana!

É claro que a natureza "pode" se beneficiar de outros meios, como os que chamamos de "catástrofes naturais"! E "talvez" do instinto assassino, parte da natureza humana, para controlar os números de sua própria espécie! Mas imagine se o vírus da Peste Bubônica não tivesse eliminado 60% da população europeia em meados do século 14? Hoje não seríamos "apenas" 7 bilhões! E o vírus do Sarampo, que matava cerca de 2,6 milhões de crianças por ano, até começar a ser combatido pelo homem em 1980? Hoje só mata 120 mil! Se a mortalidade infantil não tivesse números tão alarmantes no passado, hoje não seríamos "apenas" 7 bilhões! E os demais vírus e bactérias? O vírus da Febre Amarela, por exemplo, era a praga mais mortífera do mundo nos séculos 18 e 19! O vírus da Gripe Espanhola matou 100 milhões apenas em 1918! Os vírus da Raiva, da Rubéola e tantos outros quase erradicados, também provocaram horrores no passado! O HIV continua se espalhando, mas não mais com a mesma força! E um simples vírus da gripe podia matar uma população quase inteira através do contágio!

Esses seres diminutos sempre estiveram aqui para predar o homem e manter sua população sob controle, mas com a erradicação ou controle de muitos vírus e bactérias eliminados pela inteligência humana, a natureza perdeu sua principal arma e consequentemente, as suas forças! Daí veio a super população e a presa, virou-se contra a natureza, transformando-se em seu predador!

O ecossistema é frágil, e nele, cada espécie tem o seu papel! Com os vírus em extinção, houve desequilíbrio e um ciclo de incontáveis gerações se quebrou! Mas a natureza não desiste! Ela também evolui e com isso cria novos vírus e novas bactérias! Ela precisa lutar contra a explosão demográfica da população humana, porque, para o bem do planeta, deve predominar o poder da natureza!

Jefferson Leite



Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário