18 de julho de 2014

Existe água fora da Terra?



Com aproximadamente 71% da superfície coberta de água, o nosso planeta bem que podia se chamar planeta Água, porém, a água não é uma exclusividade nossa. 

Em 2009, o satélite da Nasa LCROSS encontrou pequenas moléculas de água em uma cratera fria e permanentemente escura do pólo sul da Lua. Além da água congelada no chão da cratera, dados indicam que algumas áreas do solo da Lua são revestidas por uma fina película de água. É provavel também que exista água no interior de rochas e na forma de orvalho!

E falando em lua, em Europa, a mais famosa lua de Júpiter, existe água líquida logo abaixo da superfície coberta de gelo. E em 2013, foram descobertos jatos de água sendo expelidos através do gelo que cobre a lua Europa. A Nasa já separou US$ 15 milhões em sua proposta de orçamento para 2015 para iniciar o projeto de uma missão não tripulada à Europa para a possível descoberta de vida sob o gelo. O lançamento da missão deve ocorrer após 2020. Outras luas de Júpiter que possuem água são Ganimedes e Calisto.

 Em 2013, foram descobertos jatos de água na 
lua Europa, de Júpiter (Foto: Reprodução)!


Já na grande lua de Saturno chamada Titã, também contém muita água, mas toda congelada! O curioso é que em Titã chove incessantemente, existem rios, lagos e litorais, mas não de água, e sim de metano e etano, moléculas que na terra formam o gás natural (lá estão no estado líquido)! Em Enceladus, outra das luas de Saturno, exala vapores de água, e em Encéfalo, mais uma das luas de Saturno, existe água no estado sólido! Aliás, os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso.

 Na foto, a lua Titã, uma das luas de Saturno (Foto: Reprodução)


Nos planetas Mercúrio e Vênus também existe água, e em Marte, há evidências fotográficas de que pode existir inclusive, água corrente.

Recentemente, uma equipe internacional de cientistas confirmou também, a existência de água na superfície de Ceres, o menor planeta anão do sistema solar. 

E pra finalizar a matéria, em 2013, foi descoberto um asteroide rico em água que sugere vida fora do sistema solar: o GD 161; e não precisamos nem mencionar que a água também faz parte da composição da maioria dos cometas, não é? (Fonte: Wikipedia/ G1.Globo/ Revista Planeta Terra)

Oceano Pacífico visto do espaço: a água salgada ocupa 
cerca de 71% da superfície da Terra (Foto: Nasa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário