30 de julho de 2014

Sobrevivência: Inteligência ou Instinto?


Há quem imagine que na natureza, os animais sobrevivem apenas pelo instinto! Engana-se! Instinto não é sinônimo de sobrevivência!

Só para citar alguns exemplos, o urso-polar jamais poderia sobreviver na vastidão do polo norte sem os ensinamentos de sua mãe! É a mamãe urso-polar que ensina aos seus filhotes, a caça às focas! E até o "terrível" tubarão-branco que não tem uma mãe que o acompanha, não age ou caça por puro instinto! Se o peixão não aprender a caçar com os próprios erros, ele deverá aprender observando - de uma certa distância - os mais velhos! Caso contrário, morrerá de fome, porque mesmo para esses predadores, a caça não é fácil!


 Quando filhotes, os ursos-polares aprendem várias técnicas de caça e 
sobrevivência com suas mães. (Foto:Michael Dalder/Reuters)



O mesmo se aplica aos elefantes, quando surge a seca, a manada não migra por instinto, o caminho a percorrer é mostrado pela matriarca de geração em geração; e o mesmo vale para os outros migradores! Os pássaros também são um exemplo, não saem voando por puro instinto, são os pais que ensinam os primeiros "passos" no ar!


Elefantes de Mali: as matriarcas lideram os grupos nas 
migrações (Foto: National Geographic/ Paul Nicklen)


E chegando aonde eu queria, gostaria de contar uma situação de que fui testemunha ocular! Gostaria de comentar sobre a inteligência da lesma! É claro que me surpreendi, pois eu nem sabia que lesmas tinham inteligência, mas certa vez, observando uma árvore, me deparei com uma lesma na borda de uma folha, olhando para baixo (os seus olhos ficam na ponta das antenas)! Ela focalizou por alguns segundos, os arbustos abaixo, em volta do tronco da árvore aonde estava, e de repente, aconteceu o inesperado: ela usou a própria gosma, como se fosse uma corda, e começou a esticá-la descendo dependurada! Apenas ao alcançar uma das folhas do arbusto, já em segurança, é que ela arrebentou o fio de gosma, e então, entendi que aquela "lesma-aranha", além de se utilizar da gosma como "ferramenta", esteve lá em cima olhando para baixo, calculando o espaço e a distância entre ela e o arbusto, e por certo, os perigos e dificuldades que poderia encontrar para alcançá-lo!


Lesmas: mais inteligentes do que você imagina! (Foto: Reprodução)


Outro exemplo de que fui testemunha ocular, foi sobre a inteligência do joão-de-barro! Em frente à minha casa, uma joão-de-barro utilizou-se de um poste, daqueles com cavidades, para fazer a sua casinha! Como a cavidade do poste já fornecia o "chão" e as "paredes laterais", o espertalhão só precisou construir a parede da frente e o teto! Inteligente não?! Poupou um trabalhão... ele só não imaginou que alguns moleques passariam por ali e destruiriam a sua casa, que estava numa altura meio baixa! Mas ele não desistiu, e fazendo uso do mesmo poste, construiu uma outra casa, dessa vez, uma tradicional, redonda, bem no topo do poste... e com direito a janelinha nos fundos! =D


João-de-barro, não por acaso, arquiteto! 
(Foto: National Geographic/ Fábio Paschoal)


Enfim, os ensinamentos de pai para filho, de geração para geração, e a inteligência no aprendizado, também contam!

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário