8 de agosto de 2014

A Introdução de espécies oriundas de outros habitats: um risco à natureza!



Que o ecossistema é perfeito, mas ao mesmo tempo frágil e delicado, todos sabemos! Em cada habitat, tudo e todos funcionam como uma engrenagem! Plantas ou animais, cada um tem a sua função na natureza, mas quando o homem interfere, seja extinguindo espécies, diminuindo os seus números ou destruindo habitats, tudo pode se descontrolar! 

Nessa matéria, iremos falar de outro fator que prejudica (ou não) o ecossistema de uma localidade: a introdução de espécies oriundas de um habitat em outro diferente! E para melhor compreensão, será através de exemplos que iremos analisar o quanto essa prática pode ser prejudicial à natureza de certos ambientes:

Aqui, um exemplo de destruição de habitat: No Brasil, búfalos foram introduzidos como animais de trabalho há mais de 100 anos. Com o passar dos tempos, alguns desses animais passaram a viver em estado selvagem em áreas alagadas da Amazônia, do Pantanal e da ilha do Marajó. Nesses lugares, eles pisoteiam e consomem a vegetação ao longo dos rios causando impactos ambientais evidentes. Por esse motivo, órgãos do governo brasileiro já liberaram a caça aos búfalos por algumas vezes, pois acabam causando desequilíbrio ecológico por terem se reproduzido aos milhares, espantando animais nativos e destruindo o habitat de dezenas de espécies brasileiras!


   Búfalos no Pará, estado com maior rebanho no país. Ali, vivem em estado selvagem e doméstico. 

Aqui, um exemplo de destruição de espécies: Os dodós eram aves não-voadoras que habitavam a Ilha Maurício. Com a chegada dos primeiros colonos à ilha, elas se tornaram fonte de alimentação e passaram a ser caçadas, mas esta não foi a única ameaça que a espécie passou a enfrentar. Com a chegada dos humanos, outras espécies chegaram consigo, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos do dodó e comiam os seus ovos, levando-os à extinção em 1681! Recentemente, foi descoberta uma espécie de árvore da ilha Maurício que estava desaparecendo. Só existiam 13 exemplares em toda a ilha, e tinham mais de 300 anos. Nasceram na época em que os últimos dodós estavam sendo mortos. Descobriu-se que os dodós comiam as sementes da árvore, e só quando as sementes passavam pelo aparelho digestivo dos dodós é que ficavam ativas, podendo crescer. Em 1760, o Solitário-de-rodrigues, um membro não-voador da família das pombas, foi extinta pelos mesmos motivos, também na Ilha Maurício!


 Dodó (ou Dodô) no Museu de História Natural de Londres, Inglaterra. 
Extinto por predadores de outros habitats. (Foto: Reprodução)

Mas não é só a natureza que pode sair prejudicada quando o homem introduz espécies de um habitat em outro. Nos próximos exemplos, veremos que o próprio homem pode ser prejudicado quando age de tal maneira! 

Um exemplo de destruição que prejudica tanto homem quanto natureza: Na Austrália, existem cerca de 750 mil dromedários que vivem soltos em estado selvagem! Importados da Arábia, Índia e Afeganistão no séc. 19 para transporte de carga e trabalho pesado, esses animais perderam a utilidade quando o motor de combustão surgiu e acabaram abandonados! Sem predadores naturais, se multiplicaram e viraram um problema para os fazendeiros com a perda de pastagens e água, além da destruição de suas fazendas! Em 2010, o governo australiano liberou a caça e abate desse animais, mas eles não foram totalmente exterminados!


Dromedários em estado selvagem no outback australiano. (Foto: Reprodução)

E por fim, um exemplo que prejudica o próprio homem: No momento, está sendo noticiada uma nova forma de meningite, que vem se espalhando pelo Brasil há 8 anos! O verme responsável pela doença, é transmitido por crustáceos e moluscos, incluindo o caramujo-gigante-africano. Esse molusco chegou ao Brasil em uma feira agropecuária no Paraná, nos anos 1980. Como a criação com fins comerciais fracassou, foram liberados no meio ambiente e se proliferaram. Outras espécies de caramujos e crustáceos podem transmitir o verme, mas o caramujo gigante africano está em todos os lugares, facilitando o contágio! Como dizia mesmo aquela dança? - "Cada um no seu quadrado!"


caramujo-gigante-africano é hospedeiro intermediário de um verme que 
causa doenças em humanos. (Foto: Iracy Lea Pecora)

Veja mais exemplos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida

Um comentário:

  1. Os dodôs me lembram sempre do filme Era do Gelo rs!
    Muito legal o post, sei que existem muitas espécies não nativas que causam desastres pelo mundo e alguns desses eu não conhecia!

    ResponderExcluir